Adriano Correia de Oliveira regressa em exposição à faculdade de Coimbra

“As gerações mais recentes de estudantes e outros visitantes poderão conhecer a biografia, detalhes da obra e até tomar contacto com a poesia e a música que Adriano, antigo aluno desta faculdade, cantou com grande sucesso”, salienta em comunicado o Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira.

Com sede em Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia, terra natal de Adriano, esta coletividade, assinalando o 80º aniversário do seu nascimento, promove a exposição “Adriano 80 — Vida e Obra” em parceria com a FDUC, o Ateneu de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra (AAC), a República Ay-Ó-Linda e a Real República do Rás-Teparta, na Alta da cidade, na qual o homenageado, opositor à ditadura de Salazar e militante do PCP desde a juventude, viveu enquanto estudante universitário.

Na abertura da realização cultural, no rés-do-chão do átrio dos Gerais da Faculdade de Direito, na quinta-feira, às 17:00, estão presentes representantes da direção da FDUC, do Centro Adriano Correia de Oliveira, da Direção-Geral da AAC e da Reitoria da Universidade de Coimbra, entre outros promotores.

Um momento musical evocativo de Adriano é assegurado pela Secção de Fado da AAC, numa sessão que encerra com um ‘Porto de Honra’ com broa de Avintes, o pão tradicional de milho e centeio produzido na localidade, na margem esquerda do rio Douro.

A exposição pode ser visitada ao longo da semana, de segunda-feira a sábado, das 09:00 às 19:00, até ao dia 25 de fevereiro.

Leia Também: Digressão do fadista Duarte passa por palcos franceses e britânicos

Deixe um comentário