Antologia reúne textos sobre relações entre Portugal e Alemanha

“Quando cheguei a Berlim, em 2010, percebi que as pessoas aqui sabiam pouco de Portugal, e em Portugal sabia-se pouco da Alemanha”, disse Luísa Coelho, coordenadora da antologia, editada pela Lisbon International Press, em declarações à agência Lusa.

Esta é a terceira antologia elaborada pela Leitora do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em Berlim, e professora nas Universidades Humboldt e Livre. A primeira serviu para “mostrar aos portugueses o que era a Alemanha”, a segunda para “mostrar aos alemães o que era Portugal.”

“Esta é uma antologia que estabelece a relação entre Portugal e Alemanha. […] É baseada em textos académicos, com vários temas, mas a grande maioria dos que escrevem são professores, pessoas que fazem investigação. […] Alguns fizeram propositadamente para mim, outros estiveram a arranjar textos que já tinham sido escritos, mas não publicados”, contou.

Como se constroem as relações luso-alemãs na era pós-Merkel, o que foi a crise da dívida soberana, o que pensam os portugueses sobre a língua alemã ou como são encarados os judeus na Alemanha atualmente são alguns dos temas dos textos incluídos nesta antologia.

“A antologia está dividida em três partes, a primeira é história e política. O primeiro texto é escrito pelo embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, onde fala das relações entre Portugal e a Alemanha na era pós-Merkel. […] Ele é muito otimista nas relações bilaterais, e explica o que tem vivido aqui”, descreveu.

“O segundo texto é do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Ele viveu a crise do euro, e da dívida soberana […] é um texto de referência onde ele fala das relações com a Alemanha, fala sobre a União Europeia, sobre a União Económica Monetária”, continuou.

A segunda parte da antologia reúne textos sobre Língua, Literatura e Cultura, e na terceira parte podem ler-se “dois ou três contos em que se ficcionalizam realidades históricas”. Participam, no total, 17 professores e investigadores portugueses, alemães e brasileiros.

A antologia ‘Portugal — Alemanha Convergências e Divergências’ já foi apresentada na Feira do Livro de Frankfurt, e no Centro Cultural Português do Camões, em Berlim. No próximo dia 18 de novembro será apresentado na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Leia Também: Escritor João Tordo brinda Odemira com ‘Cem Anos de Perdão’

Deixe um comentário