Atwood reage a sanções russas. "Uma avózinha deve ser cá uma ameaça"

A escritora canadiana Margaret Atwood reagiu, na noite de segunda-feira, às sanções de que foi alvo por parte de Moscovo, que a proíbem de entrar em território russo. Nas redes sociais, a autora ironizou a decisão e afirmou que uma “avózinha de 83 anos” pode ser uma ameaça à Rússia.

“Bolas! Eu e o Jim Carrey tínhamos planeado uma escapadinha de fim de semana um pouco marota em Moscovo. Acho que terá de ser antes em Kyiv”, começou por afirmar numa publicação no Twitter, realçando o facto de o ator Jim Carrey também estar na lista de 100 canadianos proibidos de entrar em território russos.

Numa outra publicação, Atwood sublinhou também que o seu livro ‘The Handmaid’s Tale’ [O Conto da Aia, em português] se encontra entre os 50 livros mais banidos dos Estados Unidos da América. “Entrada proibida na Rússia, livros proibidos nos EUA. Esta avózinha (eu) de 83 anos deve ser cá uma ameaça”, escreveu.

Prohibited from entering #Russia, books banned in #USA… gee, this 83 year old granny (me)must be some threat! >:>{ Will it be the #polonium tea or what?

— Margaret E. Atwood (@MargaretAtwood) November 14, 2022

A escritora reagiu ainda a uma notícia que afirmava que a Rússia justificou as sanções com  “agressiva formação anti-Rússia (no Canadá)”. “Oh sim, como se o governo me ligasse todos os dias para receber informações. A interromper o meu tricot e as minhas sestas”, afirmou.

Oh yeah like the Gov’t calls me every day for instructions. Interrupting my knitting and dozing. Get a grip, RU Intel! https://t.co/H2OcGDP7qI

— Margaret E. Atwood (@MargaretAtwood) November 14, 2022

Também o Ministério da Defesa da Ucrânia recorreu ao Twitter para comentar as sanções impostas a Atwood e Jim Carrey. “A Rússia sancionou Jim Carrey e Margaret Atwood. Talvez a razão para tal seja que Jim Carrey uma vez interpretou um homem cuja vida é um programa de televisão falso e ininterrupto. Enquanto Margaret Atwood é mais conhecida pelo seu romance sobre um regime opressivo que rapta crianças e as ‘reeduca’”, lê-se.

russia has sanctioned Jim Carrey and Margaret Atwood.
Maybe the reason for this is that @JimCarrey once played a man whose life is a nonstop fake TV show.
While @MargaretAtwood is best known for her novel about an oppressive regime which kidnaps children and «re-educates» them.

— Defense of Ukraine (@DefenceU) November 14, 2022

Moscovo anunciou, na segunda-feira, que adicionou 100 canadianos à lista de pessoas proibidas de entrar no país. Um comunicado Ministério dos Negócios Estrangeiros russo refere que a autora Margaret Atwood, o ator Jim Carrey e também Amy Knight, uma historiadora do KGB, estão na lista proibida.

A decisão russa surgiu em resposta às sanções contra a Rússia por parte do Canadá, que sancionou 23 altos responsáveis pelo alegado envolvimento em violações dos direitos humanos.

Leia Também: Medvedev acusa Ocidente de querer “roubar bens russos apreendidos”

Deixe um comentário