Co-criador da ‘Rua Sésamo’ Lloyd Morrisett morre aos 93 anos

Um dos co-criadores da ‘Rua Sésamo’, Lloyd Morrisett, morreu na segunda-feira, aos 93 anos. Morrisett e Joan Ganz Cooney começaram a trabalhar no Children’s Television Workshop, que mais tarde se tornaria a ‘Rua Sésamo’, em 1968. 

“A Sesame Workshop lamenta o falecimento de nosso estimado e amado cofundador Lloyd N. Morrisett, PhD, que morreu aos 93 anos”, escreveu a organização sem fins lucrativos numa publicação partilhada no Twitter durante o dia de ontem, acrescentando que Morrisett era “um líder sábio, atencioso e, acima de tudo, gentil”.

“Era fascinado pelo poder da tecnologia e pensava constantemente em novas maneiras de usá-la para educar”, referiram ainda.

A família ainda não emitiu nenhum comunicado a apontar a causa da morte de um dos responsáveis por uma das séries infantis mais conhecidas.

De acordo com a sua companheira na aventura da ‘Rua Sésamo’, teria sido impossível que o fenómeno existisse sem Morissett. “Sem Lloyd Morrisett não haveria ‘Rua Sésamo'”, declarou Joan Ganz Cooney em comunicado após a notícia da morte.

“Foi ele quem teve a ideia inicialmente de usar a televisão para ensinar habilidades básicas às crianças em idade pré-escolar, como letras e números”, contou.

Sesame Workshop mourns the passing of our esteemed and beloved co-founder Lloyd N. Morrisett, PhD, who died at the age of 93. pic.twitter.com/I9cSez95Px

— Sesame Workshop (@SesameWorkshop) January 23, 2023

De acordo com o que já tinha explicado Morrisset, a ideia para o programa infantil surgiu depois de a sua filha, então com três anos, começar a ficar muito envolvida no que acontecia na televisão. 

“Descobrimos que as crianças que entravam na escola com três meses de atraso, no final do primeiro ano atrasavam um ano – e ficavam cada vez mais atrasadas”, explicou Morrisett numa entrevista para o documentário ‘Street Gang: How We Got to Sesame Street’. “Questionei-me se havia a possibilidade de a televisão ser usada para ajudar as crianças na escola”, recordou. 

O co-criador desta série infantil esteve no Conselho da Children’s Television Workshop até 2000, tendo aí sido nomeado presidente emérito do conselho. Já em 2019, Morrisett e Cooney foram louvados por criar a ‘Rua Sésamo’ no Kennedy Center Honors, em Washington.

Leia Também: Mulher pede a vizinha que mude o nome do gato por considerar “ofensivo”

Deixe um comentário