Companhia lidera projeto europeu que junta teatro e história no ensino

 

O projeto ‘HI-STORY TELLING’ propõe a utilização do teatro como instrumento motivador, capaz de fomentar o interesse e a atenção dos jovens que frequentam o ensino secundário, em matérias de história e património cultural.

O ‘HI-STORY TELLING’ “sustenta-se no reconhecimento da importância de aprender e ensinar história, e no reconhecimento do teatro como uma poderosa ferramenta de educação”, refere a ASTA, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Promover a sensibilização dos jovens para a cidadania ativa e para os valores europeus é outro dos objetivos propostos.

Segundo a informação, vão ser desenvolvidas cinco atividades principais, designadamente a produção de ferramentas e métodos para a aprendizagem não formal de história e património cultural, a produção de um espetáculo (peça de teatro), a produção de um documentário sobre o projeto, a criação de plataformas de disseminação e interação (página web e redes sociais), e várias ações de formação.

“Todas as atividades e produtos serão criados com o objetivo de estabelecer ferramentas úteis para os professores e formadores, atores principais no processo de capacitação dos alunos”, acrescenta.

Liderado pela ASTA, o projeto tem como parceiros a Associazione Nuovi Linguaggi, de Loreto, Itália, e a Asociación Treinta y Cuatro Emotional Performance de Sevilha, Espanha.

O ‘HI-STORY TELLING’ é financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e tem a duração de dois anos.

Durante este período será testada esta nova metodologia de ensino não formal, em escolas de Portugal, Espanha e Itália.

Deixe um comentário