Desenho comprado por 26 euros em venda de garagem pode valer milhões

Um desenho que se acredita ser do pintor renascentista alemão Albrecht Dürer que foi comprado numa venda de garagem por apenas 30 dólares (26 euros) poderá valer mais de 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros). A conclusão chegou após investigações que envolveram milhares de especialistas, que concluíram tratar-se de uma obra original do autor.

O consultor da galeria onde o quadro se encontra atualmente, a Agnews Gallery, em Londres, indicou na quinta-feira à CNN que encontrou a obra de arte numa livraria de Massachusetts, em 2019.

Segundo Clifford Schorer, este estava a comprar um presente para uma festa, quando o dono do estabelecimento lhe pediu para analisar o quadro que um amigo tinha comprado numa venda de garagem.

Apesar de algumas dúvidas, o consultor de arte e professor universitário consentiu em observar o quadro e constatou a sua autenticidade. A obra tinha sido adquirida pelo amigo deste comerciante de livros numa venda de garagem de um arquiteto em 2017, que por sua vez tinha recebido a obra como presente do pai.

Segundo a CNN, a obra foi adquirida na altura por cerca de 30 dólares, um valor muito abaixo do que se julga valer hoje em dia.

Depois de se ter deparado com a obra de arte, este consultor de arte viajou pelo mundo em busca de respostas dos mais diversos especialistas, até que em Londres, no British Museum, a obra foi avaliada por especialistas neste autor, que consideram que vale agora mais de 10 milhões de dólares (8.731.170 euros).

É importante salientar que Albrecht Dürer é uma das principais figuras do renascimento alemão e europeu do século XVI. Quanto a este desenho agora redescoberto, é intitulado ‘The Virgin and Child’ (‘A Virgem e o Menino’) e está agora nesta galeria em Londres, Agnews Gallery, que também é uma casa de leilões.

Leia Também: Mais 3,9% de visitantes nos museus e monumentos nacionais em 2021

Deixe um comentário