O maior festival de cinema da região escandinava vai prosseguir, este ano, mas com uma organização peculiar: ocorrerá numa ilha remota e com a presença de apenas uma pessoa, uma enfermeira, que foi selecionada entre mais de 12 mil concorrentes.
Lisa Enroth foi a escolhida para assistir, sozinha, à edição de 2021 do Gothenburg Film Festival, passando uma semana na pequena ilha de Pater Noster a ver todos os filmes selecionados.
“O vento, o mar, e a possibilidade de fazer parte de uma realidade completamente diferente durante uma semana – tudo isto é muito atraente”, disse a profissional de saúde, que irá registar em vídeo as suas aventuras na ilha.
A diretora do festival, Mirja Wester, indicou, citada pela BBC, que lhe pareceu “particularmente acertado proporcionar esta experiência única a um dos muitos heróis do sistema de saúde, que tanto trabalham contra a Covid-19”.
O famoso farol Pater Noster, na ilha sueca© JONATHAN NACKSTRAND/AFP via Getty Images
A ilha, recorde-se, é conhecida pelo seu farol homónimo e fica ao largo da província sueca da Bohuslän. O farol tem 32 m de altura e foi construído em 1868, tendo sido desativado em 1977.
Leia Também: Sir Tom Moore, que angariou milhões para o NHS, internado com Covid-19