Esta mostra quer promover um cinema "mais inclusivo"

A Culturgest, em Lisboa, foi o lugar escolhido para a realização da AMPLA, uma mostra de cinema que vai reunir filmes premiados nos principais festivais de cinema realizados em território nacional e que pretende, também, promover um cinema “mais inclusivo”. O evento vai decorrer nos próximos dias 25, 26 e 27 de março, bem como 1, 2, e 3 de abril.

Esta que é a primeira edição do AMPLA vai colocar em exibição obras de “diferentes géneros e nacionalidades”, pretendendo “tornar o cinema acessível a pessoas com necessidades específicas”, revela uma nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Isto porque, para além de reunir uma seleção de filmes premiados nos principais festivais de cinema realizados em Portugal em 2021, a organização vai ainda incluir legendas para pessoas com deficiência auditiva, interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição em todos os filmes em exibição. 

Durante as 10 sessões que compõem esta mostra de cinema, os visitantes poderão assistir a obras como a “Metamorfose dos Pássaros”, um documentário premiado no Festival Caminhos do Cinema Português, e a animação “Vanille”, que esteve em destaque no Festival Curtas Vila do Conde.

Leia Também: Festival de Roterdão começa hoje e tem cinema português em competição

Deixe um comentário