Festival da Canção começa no sábado com 20 temas em competição

Para sábado está marcada a primeira semifinal do concurso, na qual competem dez canções. A segunda semifinal acontece no dia 04 de março e contará com outras dez canções em competição.

Em cada semifinal serão escolhidos seis temas, que irão disputar na final, em 11 de março, o lugar de representante de Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção.

De acordo com a RTP, cinco temas serão escolhidos através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público). Mas, “antes de terminar cada semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a final”.

Na primeira semifinal, que será transmitida em direto na RTP1, a partir dos estúdios de Lisboa, concorrem, por ordem de apresentação: “Too much sauce” (composto e interpretado por Moyah), “Sonhos de Liberdade” (composta por Jacinta e interpretada pelos Bolha), “Modo Voo” (April Ivy), “Encruzilhada” (Churky), “Nasci Maria” (Cláudia Pascoal), “Viver” (SAL), “Ai Coração” (Mimicat), “Contraste Mudo” (You Can’t Win Charlie Brown), “Endless World” (Neon Soho) e “Sapatos de Cimento” (Quim Albergaria/Esse Povo).

Na segunda semifinal, que também será transmitida em direto na RTP1 a partir dos estúdios de Lisboa, competem “A festa” (Edmundo Inácio), “O Impossível” (The Happy Mess), “Enquanto é tempo” (Teresinha Landeiro), “Bandeiras” (Bandua), “Goodnight” (Bárbara Tinoco), “Fim do mundo” (Inês Apenas), “Povo” (Ivandro), “World needs therapy” (Dapunksportif), “Funâmbula” (André Henriques/Lara Li) e “Tormento” (Voodoo Marmalade).

Nas duas semifinais e na final, além das músicas em competição, estão previstas também atuações ao vivo de artistas e bandas como HMB, Filipe Sambado, Ana Bacalhau, Salvador Sobral, David Fonseca e Maro.

No ano passado, a canção “Saudade, Saudade”, composta e interpretada por Maro, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção, tendo por isso representado Portugal no 66.º Festival da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.

O tema vencedor deste ano irá representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para Liverpool, no Reino Unido, em maio. As duas semifinais estão marcadas para os dias 09 e 11 de maio, e a grande final para o dia 13.

No ano passado, a Ucrânia venceu o Festival Eurovisão da Canção com o tema “Stefania”, interpretado pela Kalush Orchestra. Por ter vencido o concurso, a Ucrânia deveria ser o país anfitrião desta edição, tal como aconteceu em 2005 e 2017.

No entanto, em junho, a organização anunciou que aquele país não iria acolher o concurso em 2023, devido à invasão da Rússia.

A Ucrânia, como país vencedor, estará automaticamente classificada para a Grande Final em 2023, juntando-se aos chamados “Big Five”: França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

No ano passado, Portugal alcançou o nono lugar na Eurovisão, uma posição que já tinha obtido em duas outras competições.

Leia Também: Salvador Sobral vai atuar na final do Festival da Canção

Deixe um comentário