A 18.ª Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que decorreu no final de janeiro, estava prevista para acontecer no cinema São Jorge, em Lisboa, e na plataforma de ‘streaming’ Filmin, mas a organização optou por transitar toda a programação para o ‘online’, face às medidas de confinamento para conter a propagação da covid-19.
Este festival atribui apenas o prémio de público, este ano com votação ‘online’, tendo os espectadores elegido ‘Rival’, que conta a história de um rapaz que parte da Ucrânia para encontrar a mãe que trabalha ilegalmente na Alemanha como governanta e enfermeira.
‘Rival’ é a segunda longa-metragem de ficção de Marcus Lenz, cujo percurso no cinema passou pela produção portuguesa, já que assinou a direção de fotografia dos filmes ‘Respirar (debaixo d’água)’ (2000) e ‘Esquece tudo o que te disse’ (2001), de António Ferreira.
O prémio do público da Kino, no valor de 800 euros, foi criado em 2019 e reconhece primeiras e segundas longas-metragens de expressão alemã.
A mostra Kino apresenta anualmente uma seleção de longas-metragens provenientes da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, grande parte das quais exibidas em festivais internacionais.
A abertura da mostra deu-se com ‘Berlin Alexanderplatz‘, do realizador Burhan Qurbani, protagonizado pelo ator luso-guineense Welket Bungué.
A Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Instituto Goethe em Portugal.