Hank Azaria pede desculpa a "todos os indianos" por dar voz a Apu

Hank Azaria, o ator que desde 1989 e até ao ano passado deu voz a Apu em ‘The Simpsons’, pediu desculpa a “todos os indianos” pela forma como ajudou a retratar a personagem. Azaria deixou de dar voz a Apu, um imigrante indiano e proprietário do supermercado Kwik-E-Mart, na sequência das críticas relacionadas com o estereótipo racial da personagem. 

Esta segunda-feira, Azaria foi o convidado do podcast Armchair Expert, que é apresentado pelos atores Dax Shepard e Monica Padman.

Hank Azaria realçou que está preparado para ser responsabilizado pelas “consequências negativas” do seu trabalho com a personagem. O ator salientou que, embora ‘The Simpsons’ tenha sido concebido com boas intenções, contribuiu para o “racismo estrutural” nos Estados Unidos. 

Referiu ainda que levou algum tempo para compreender que a forma como retratou a personagem foi ofensiva para a comunidade de americanos de ascendência indiana. 

“Eu não pensei nisso. Não tinha noção de quantas vantagens tive neste país por ser um miúdo branco de Queens (…) Peço desculpas. Sei que não estavas a pedir isso mas é importante”, afirmou, dirigindo-se a Monica Padman, que é de ascendência indiana. “Peço desculpa pelo meu papel na criação da personagem e por participar nisso. Uma parte de mim sente que eu tenho de ir ter com todos os indianos neste país para pedir-lhes desculpa pessoalmente”. 

No final do mês de março, o criador de ‘The Simpsons’, Matt Groening, assinalou que Apu vai continuar afastado da série de animação até ser encontrado um novo ator para lhe dar voz. Groening assegurou que esse afastamento não vai ser definitivo e que há “planos” para a personagem. 

Leia Também: Filme ‘Nomadland’ de Chloé Zhao foi o grande vencedor dos prémios BAFTA

Deixe um comentário