James Tynion IV e Barry Windsor-Smith vencem prémios de banda desenhada

Na edição deste ano, houve um empate na categoria de Melhor Série Continuada, cujo prémio foi para ‘Bitter Root’ (de David F. Walker, Chuck Brown e Sanford Greene) e ‘Something is Killing the Children’ (de James Tynion IV e Werther Dell’Edera).

Tynion ganhou também o galardão de Melhor Argumentista e Melhor Nova Série, pela obra ‘The Nice House on the Lake’, com Álvaro Martínez Bueno, enquanto Windsor-Smith ganhou o prémio de Melhor Álbum de BD — Novo, Melhor Argumentista/Artista e Melhor Letrista com ‘Monstros’.

Nesta edição dos Eisner estavam nomeados três portugueses – Filipe Melo, Filipe Andrade e Inês Amaro – que, contudo, não saíram vencedores nas respetivas categorias.

O argumentista português Filipe Melo estava (com o desenhador argentino Juan Cávia) nomeado por conta da edição norte-americana da novela gráfica ‘Balada para Sophie’, com o selo da Top Shelf e tradução de Gabriela Soares.

O livro estava indicado para quatro prémios Eisner: Melhor Álbum de BD, Melhor Edição Americana de um Livro Estrangeiro, Melhor Argumentista e Melhor Desenhador.

‘Balada para Sophie’ representa uma nova colaboração em BD de Filipe Melo e Juan Cavia, convocando para a narrativa um imaginário do cinema, da música e da literatura.

Para os prémios Eisner estavam também nomeados o desenhador Filipe Andrade e a colorista Inês Amaro pelo trabalho na série ‘The Many Deaths of Laila Starr’, escrita por Ram V, com selo da norte-americana Boom! Studios.

A BD estava nomeada para o Eisner de Melhor Série Curta e Filipe Andrade estava indicado para Melhor Desenhador e para Melhor Colorista, dividindo a nomeação nesta categoria com Inês Amaro.

Filipe Andrade, que integrou o coletivo The Lisbon Studio, há muito que trabalha no mercado internacional de banda desenhada e para editoras estrangeiras, nomeadamente a Marvel.

Como colorista, Inês Amaro também colaborou recentemente numa adaptação do romance ‘The Great Gatsby’ para banda desenhada, assinada por Ted Adams e pelo desenhador português Jorge Coelho, para a Cover Press.

Os vencedores dos prémios Eisner – batizados com o nome do autor e editor norte-americano de BD Will Eisner, que morreu em 2005 — foram anunciados esta madrugada no âmbito da convenção de cultura e entretenimento Comic-Con, de San Diego, Califórnia.

Leia Também: Algumas das fotos mais cómicas de animais de estimação

Deixe um comentário