“A obra foi selecionada entre os 80 títulos publicados pela IUC em 2019, tendo sido destacada pelo júri multidisciplinar do prémio devido ao seu relevo e atualidade“, afirma a Universidade de Coimbra (UC), em comunicado.
O galardão instituído pela IUC, no valor de 3.000 euros, vai ser entregue na quarta-feira, às 17:30, na Sala do Senado da UC, numa cerimónia com presenças limitadas ao abrigo das orientações da Direção-Geral da Saúde no contexto da pandemia da covid-19, mas que será transmitida em direto para a comunidade universitária através do endereço digital www.uc.pt/emdireto.
Ao realçar no parecer final o mérito do trabalho, o júri afirma que João Pissarra Esteves analisa uma problemática “de grande delicadeza e com uma evolução não esperada em décadas anteriores, mostrando como a comunicação social, um elemento fundamental na implantação das democracias modernas, liberais e representativas, se transformou (…) num fator de risco e mesmo de ameaça para a própria democracia”.
João Pissarra Esteves é doutor em Ciências da Comunicação e professor agregado nesta especialidade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde exerce funções docentes.
O Prémio Joaquim de Carvalho distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica publicados pela IUC no ano anterior à sua entrega.
Com o galardão, a Universidade de Coimbra “homenageia o académico humanista, republicano e demoliberal Joaquim de Carvalho, figura ímpar da história da IUC e seu último administrador antes da extinção da instituição”, em 1934, por ordem de António Salazar. A Imprensa da Universidade foi reativada em 1998.