José Luís Peixoto sobre Rui Nabeiro: "Perdeu-se alguém muito especial"

O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, morreu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.

José Luís Peixoto, autor do romance “Almoço de Domingo”, inspirado na vida do empresário, referiu à agência Lusa que Rui Nabeiro era “alguém muito especial a vários níveis”, que, além de ter feito “uma carreira extraordinária” no mundo empresarial, sobressaiu do ponto de vista humano “naquilo que diz respeito ao seu desenvolvimento, tendo marcado Campo Maior, o Alentejo e até mesmo o país”.

“Na minha perspetiva, é esta dimensão que verdadeiramente o distingue e também foi este o centro do seu propósito. Rui Nabeiro foi um empresário que teve como principal preocupação as pessoas, nomeadamente as que lhe eram mais próximas e acredito que será por isso que continuará a ser recordado por muitos anos”, disse José Luís Peixoto.

A nível pessoal e de amizade, o escritor realçou a “grande generosidade de Rui Nabeiro”, sublinhando que “essa partulha o marcou muito”, apesar da grande diferença de idades. Lembrou a propósito a forma e “à vontade com que Rui Nabeiro partilhou a sua experiência de vida em múltiplas dimensões”.

A história do romance de José Luís Peixoto baseada na vida de Rui Nabeiro começou em 2019, quando o empresário assistiu a umas entrevistas de José Luís Peixoto, que ainda não conhecia pessoalmente, e lhe propôs a escrita da sua biografia. O livro abarca episódios ligados com aspetos históricos, como Marcello Caetano, Mário Soares, a guerra civil espanhola, a inauguração da Ponte 25 de Abril, porque Nabeiro “esteve presente em muitos momentos da História”.

Rui Nabeiro nasceu numa família humilde, começou a trabalhar cedo a ajudar o pai e os tios na torra do café, e acabou por construir um império familiar que envolve negócios de café, azeite e vinho.

Segundo comunicado enviado hoje pelo Grupo Nabeiro — Delta Cafés”, O Comendador Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, adiantando que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

Leia Também: Rui Nabeiro, o homem que pôs Campo Maior ‘no mapa’

Deixe um comentário