Morreu Leonor Riscado, investigadora de literatura para os mais novos

 

Professora adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra, instituto onde presidiu ao conselho científico, Leonor Riscado dedicou grande parte da vida à investigação sobre literatura para os mais novos, sobre promoção e pedagogia da leitura.

Leonor Riscado foi ainda membro da Associação Portuguesa de Críticos Literários, chegou a integrar a secção portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) e foi colaboradora permanente da revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.

“O amor pelos livros para a infância e pelos seus autores fez de Leonor [Riscado] uma das maiores especialistas da área, à qual dedicou toda a sua vida. Muitos foram os livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura que passaram pelas suas mãos”, assinalou o comissariado do PNL, na página oficial, lamentando a morte da investigadora.

Leonor Riscado “foi uma das professoras e investigadoras que mais sabiam, entre nós, sobre literatura para a infância e a juventude (LIJ). Escreveu muito e bem – comunicações, artigos, recensões críticas, apresentações públicas de livros – sobre os mais diversos autores, e dirigiu não poucas teses e relatórios finais de mestrado sobre pedagogia da leitura e sobre LIJ”, sublinhou o escritor José António Gomes, também no PNL.

Leia Também: Livraria Lello e Time fazem projeto de homenagem aos Nobel da Literatura

Deixe um comentário