Mulheres ao poder (incluindo uma portuguesa). As nomeações para os Grammy

A lista de nomeações para os Grammy 2024 foi divulgada esta sexta-feira com muitas novidades. SZA é a artista mais indicada, a banda sonora do filme ‘Barbie’ domina, Taylor Swift bate recorde de nomeações e há uma portuguesa entre os possíveis premiados, num ano em que as artistas femininas dominam as principais categorias.

O site dos Grammy destaca as 94 categorias ‘a jogo’, sublinhando alguns pontos importantes desta edição.

Com nove indicações, SZA é a artista mais indicada no Grammy, a banda sonora do filme ‘Barbie’ recebeu 11 indicações e Taylor Swift tornou-se a primeira compositora a receber sete indicações na categoria ‘Canção do Ano’. Mas ‘Taytay’ – como é conhecida pelo fãs – não fica por aqui e pode mesmo tornar-se a artista com mais vitórias na categoria de todos os tempos.

A música ‘Kill Bill’ valeu a SZA nomeações nas categorias de Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance R&B. O álbum que inclui o tema, ‘SOS’, está nomeado para Álbum do Ano e Melhor Álbum R&B Progressivo.

SZA está ainda nomeada para Melhor Performance R&B Tradicional, com ‘Love Language’, Melhor Canção R&B, com ‘Snooze’, Melhor Performance Rap Melódico, com ‘Low’, e Melhor Performance Pop e Duo/Grupo, com ‘Ghost in the machine’, tema que partilha com Phoebe Bridgers, a segunda mais nomeada desta edição dos Grammy.

Phoebe Bridgers está indicada em mais seis categorias, com a sua banda, boygenius.

boygenius tem nomeações nas categorias de Gravação do Ano, com ‘Not strong enough’, Álbum do Ano (‘the record’), Melhor Performance Rock (‘Not strong enough’), Melhor Canção Rock (‘Not strong enough’), Melhor Performance de Música Alternativa (‘Cool about it’) e Melhor Álbum de Música Alternativa (‘the record’).

Também nomeados em seis categorias estão Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Billie Eillish, Brady Clark, Jean Batiste e o produtor Jack Antonoff.

Nesta edição, são as artistas femininas quem lidera a corrida aos Grammy, com as categorias para Gravação do Ano e Álbum do Ano a contarem apenas com um homem nomeado, o cantor, compositor e pianista Jon Batiste.

Também uma portuguesa volta a fazer parte da lista. Maria Mendes está nomeada na categoria ‘Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais’, juntamente com o músico John Beasley com uma versão da música ‘Com que Voz’ (2022).

Saiba quem são os nomeados de cinco das principais categorias dos Grammy 2024:

Álbum do Ano

boygenius – The Record
Janelle Monáe – The Age of Pleasure
Jon Batiste – World Music Radio
Lana Del Rey – Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd
Miley Cyrus – Endless Summer Vacation
Olivia Rodrigo – Guts
SZA – SOS
Taylor Swift – Midnights

Gravação do Ano

Billie Eilish – What Was I Made For?
boygenius – Not Strong Enough
Jon Batiste – Worship
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Victoria Monét – On My Mama

Música do Ano

Billie Eilish – What Was I Made For?
Dua Lipa – Dance the Night
Jon Batiste – Butterfly
Lana Del Rey – A&W
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero

Melhor Artista Revelação

Coco Jones
Gracie Abrams
Fred Again..
Ice Spice
Jelly Roll
Noah Kahan
Victoria Monét
The War and Treaty

Melhor Videoclip

The Beatles – I’m Only Sleeping
Tyler Childers – In Your Love
Billie Eilish – What Was I Made For
Kendrick Lamar – Count Me Out
Troye Sivan – Rush

A longa lista de 94 categorias dos Grammy abrange diferentes géneros musicais, do jazz à música clássica, passando pelo rap, o rock, o metal, o gospel, abrangendo também os audiolivros. Este ano, foram criadas três novas categorias: Melhor Gravação Pop Dança, Melhor Performance de Música Africana e Melhor Álbum de Jazz Alternativo.

Para esta 66.ª edição dos Grammy eram elegíveis gravações editadas, tanto em formato físico como digital, entre 1 de outubro de 2022 e 15 de setembro deste ano.

A cerimónia dos Grammy 2024 decorre no próximo dia 4 de fevereiro.

Leia Também: Michelle Williams pode vencer um Grammy pelo livro de Britney Spears?

Deixe um comentário