Natal em Coimbra com concertos, visitas guiadas e comboio

A iluminação alusiva a esta época festiva é inaugurada na sexta-feira, data em que também arranca a programação de Natal, cujas atividades decorrem até 06 de janeiro de 2022, afirmou hoje o município, em conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, feita em articulação com a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC).

Um comboio de Natal que irá percorrer a Baixa, um carrossel parisiense no Largo da Portagem, uma tenda com insufláveis, trampolim e “o sítio do Pai Natal”, na Praça do Comércio, são algumas das propostas da autarquia.

Para inaugurar a programação, haverá um concerto do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra, na Praça 8 de Maio, na sexta-feira, estando previstas outros espetáculos musicais, com destaque para os concertos de Natal e Ano Novo no Convento São Francisco, um concerto oferecido à cidade no Salão Nobre da Câmara e um outro na Igreja de Santa Cruz, recorrendo ao órgão daquele monumento, disse o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva.

Um ciclo de “Cantares de Natal” na Baixa da cidade, em 04, 11 e 18 de dezembro, uma visita guiada ao presépio da Igreja de Santo António dos Olivais, da autoria de Joaquim Machado de Castro, ou uma feira de doçaria, em 18 de dezembro, e outra de artesanato urbano, em 11, são outras das propostas.

Para os mais pequenos, haverá sessões de leitura de contos na Casa Municipal da Cultura, mas também na rede anexa de bibliotecas municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Souselas e Trouxemil, e programação dirigida aos mais novos no Convento São Francisco, como um espetáculo de circo contemporâneo e um concerto para bebés.

Para José Manuel Silva, a programação pretende “animar a Baixa de Coimbra”, com um leque de atividades “variado”.

Ao todo, foram investidos 196 mil euros com a iluminação e atividades associadas ao Natal, referiu, salientando que o carrossel parisiense é oferta do grupo de saúde Sanfil, não tendo tido qualquer custo para o município.

“Estas parcerias são fundamentais para todos. Espero que no futuro haja mais pessoas, instituições e empresas a quererem associar-se à Câmara para este tipo de eventos”, frisou.

A presidente da APBC, Assunção Ataíde, manifestou o seu “grande regozijo” pelo “primeiro passo para grandes sinergias” entre Câmara e comércio.

“Só assim podemos pôr o comércio local no seu devido lugar. Todas estas sinergias são fundamentais”, referiu.

Segundo a responsável, a APBC vai dinamizar um concurso de coroas de Natal nas montras dos lojistas, uma loja do conto, assim como uma parceria com a Casa da Esquina, que vai pôr dez ilustradores a decorarem dez montras de lojas da Baixa da cidade.

Leia Também: Comboio Histórico do Vouga a Vapor com edição especial de Natal

Deixe um comentário