‘O dia mais curto’ volta a celebrar-se através da curta-metragem

O ciclo ‘O dia mais curto’, hoje anunciado, é uma iniciativa da Agência da Curta-Metragem e consiste numa proposta de várias sessões de cinema, compostas apenas por filmes curtos, portugueses e estrangeiros, coincidindo com a chegada do inverno no hemisfério norte.

A nona edição da iniciativa contará com quatro programas distintos, propondo filmes que passaram no Curtas de Vila do Conde, a mais recente produção portuguesa, obras direcionadas para jovens e “curtinhas” para o público mais jovem.

Entre os filmes selecionados estão “The Shift”, da realizadora Laura Carreira sobre a precariedade laboral e que tem estado a percorrer vários festivais internacionais, e “O teu nome é”, animação de Paulo Patrício sobre o caso da morte da transexual Gisberta, em 2006.

“Sortes”, de Mónica Martins Nunes, rodado na paisagem do baixo Alentejo, e a animação de volumes “Dodu – o rapaz de cartão”, de José Miguel Ribeiro, também estão no programa de ‘O dia mais curto’.

Serão ainda exibidos filmes da Polónia, Bélgica, Noruega ou Alemanha.

A programação é disponibilizada pela Agência da Curta-Metragem para exibição em auditórios, cineclubes e outros espaços de todo o território, embora a organização não tenha ainda revelado em quantos concelhos estará ‘O dia mais curto’.

Leia Também: Mostra de Cinema de São Paulo começa hoje. Cinema português no programa

Deixe um comentário