Português nomeado aos Óscares. ‘Tudo em todo o lado…’ com 11 nomeações

Está marcada para o próximo dia 12 de março, em Los Angeles, mais um Cerimónia dos Óscares, que é já a 95.ª da sua história. E foi já esta terça-feira que a Academia de Cinema dos Estados Unidos divulgou todos os nomeados, num total de 23 categorias.

O filme ‘Everything Everywhere All at Once’ (‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’), de Daniel Scheinert e Daniel Kwan, liderou a lista de nomeações, entre elas a de para Melhor Filme, ao ser referenciado por 11 vezes – e apresentando-se, portanto, como um dos mais sérios candidatos na edição deste ano dos prémios.

Seguiram-se, na lista dos títulos mais referenciados, ‘The Banshees of Inisherin’, de Martin McDonagh, e ‘All Quiet on the Western Front’, de Edward Berger, cada um deles com nove menções.

Outros títulos em destaque nas nomeações deste ano foram ‘Top Gun: Maverick’ e ‘Avatar: The Way of Water’, também eles nomeados para o tão desejado galardão de Melhor Filme.

Na lista das consideradas para o Óscar de Melhor Atriz estão nomes bastante conhecidos do público, como Cate Blanchett e Ana de Armas, ao passo que, nos atores, destaque para figuras como Colin Farrell, Brendan Fraser e Bill Nighy.

Este ano, eram ainda três os projetos com cunho português – ‘Ice Merchants’, ‘O homem do lixo’ e ‘O lobo solitário’ – que tentavam entrar na lista final de títulos nomeados para estes prémios norte-americanos de cinema. Porém, só o primeiro deles, de João Gonzalez, conseguiu atingir o tão ambicionado objetivo, estando agora no leque dos candidatos ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Recorde, na listagem abaixo, todos os nomeados para a 95.ª Cerimónia dos Óscares.

Deixe um comentário