Portugueses podem concorrer a Bolsa de Residência Literária em Madrid

A embaixada de Portugal em Madrid e o Camões Instituto acabam de abrir as candidaturas para a atribuição da primeira Bolsa de Residência Literária em Madrid, que podem ser apresentadas até 11 de novembro próximo.

A iniciativa consiste na estadia de um autor ou uma autora portuguesa durante o período mínimo de um e máximo de dois meses na capital espanhola, tendo durante esta permanência a oportunidade de trabalhar num “novo projeto literário”.

Segundo o regulamento do concurso, com a atribuição da bolsa, a Embaixada de Portugal em Espanha pretende “valorizar a realização de trabalhos de criação artística, neste caso literária, fomentando a sua dimensão internacional”.

Por outro lado, o autor ou a autora escolhida compromete-se a permanecer no espaço que lhe for atribuído durante o decorrer da bolsa e também a trabalhar exclusivamente no projeto de criação literária associado.

A Bolsa de Residência Literária replica uma iniciativa idêntica que foi iniciada em Berlim, em 2016, e que se enquadra no programa de divulgação internacional do conjunto de iniciativas coordenadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura.

A bolsa de Berlim já foi concedida a escritores como Patrícia Portela, Rui Cardoso Martins, Isabela Figueiredo e Miguel Cardoso.

Deixe um comentário