Santos Silva saúda realizador João Gonzalez pelo prémio Annie

“Prossegue a bela colheita deste fim de semana para o cinema português. Hoje, parabéns a João Gonzalez, pelo prémio Annie para a melhor curta metragem de animação! #AnnieAwards #IceMerchants”, escreveu o presidente do parlamento numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter.

O filme “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o ‘Óscar da animação’, na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo “Pinóquio de Guillermo del Toro”, da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme.

A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite (madrugada de hoje na Europa) em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda “Pinóquio de Guillermo del Toro” nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.

“Ice Merchants” estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de “Amok”, do húngaro Balázs Turai, “Black Slide”, do israelita Uri Lotan, “Love, Dad”, da checa Diana Cam Van Nguyen, e “The Flying Sailor”, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.

O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.

“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.

“Ice Merchants” teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.

O filme está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.

Considerados os ‘Óscares’ do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.

Leia Também: ‘Tudo em Todo o Lado…’ vence grande prémio da Associação de Produtores

Deixe um comentário