UE e OACP lançam apoio a projetos de coprodução audiovisual

O objetivo do Programa Cultura ACP-UE centra-se no desenvolvimento de uma indústria cultural viável e sustentável nos 79 estados-membros da OACP — incluindo 48 países da África Subsariana – no domínio do audiovísual através da concessão de subsídios a responsáveis de projectos nessa área.

A UE e a OACP vão selecionar fundos de apoio à co-produção, que serão responsáveis pela atribuição de fundos aos líderes de projetos nos países ACP, num sistema de financiamento em cascata, que cobrirá a coprodução de obras cinematográficas e audiovisuais, incluindo a fase de pós-produção. O Programa apoiará ainda operadores de campo com atividades de capacitação.

Serão aceites todos os comprimentos, formatos e géneros: curtas-metragens, longas-metragens, séries de TV, conteúdo da web e minisséries, ficção, animação, documentário, realidade virtual, 3D ou videogames.

Os candidatos aos apoios podem concorrer em consórcio de, pelo menos, duas organizações de países membros e exteriores à OACP, sendo que a representação nos consórcios deve incluir a presença igual ou maioritária de países ACP.

Os consórcios podem requerer um montante mínimo de 1.037.500 euros ou um máximo de 2.075.000 euros, numa percentagem máxima de 80% dos custos totais elegíveis da ação. As propostas serão elegíveis até 31 de maio de 2021.

 

Deixe um comentário