A pandemia da Covid-19 tem sido tema dominante no mundo neste ano de 2020 e, agora, parece ter servido (mais uma vez) de inspiração a Banksy para criar a sua mais recente obra. ‘Aachoo!!’ surgiu na lateral de um edifício em Totterdown, nos subúrbios de Bristol, no Reino Unido e, mesmo antes de o artista ter confirmado ser trabalho seu, muitos já se tinham juntado no local para a admirar.
Foi nas redes sociais que Banksy, cuja identidade permanece um mistério, revelou que o mural ‘lhe pertence’. Através da publicação de três fotografias e simplesmente com a legenda ‘Aachoo!!’, o artista britânico fez questão de chamar a si a autoria da obra em que é possível ver uma mulher a espirrar com tal veemência que a dentadura lhe sai da boca e tanto a mala com a bengala ‘voam’ da mão.
Outro dos dados curiosos que envolve este trabalho é o facto de ter sido colocado numa habitação que se encontrava à venda. De acordo com o canal ITV, a família a quem a casa pertence tinha marcada a assinatura de um contrato na próxima semana mas, entretanto (e com a confirmação de que se trata mesmo de um Banksy), desistiu do negócio.
Isto porque a casa está avaliada em cerca de 300 mil libras – cerca de 326 mil euros -, mas as obras do artista britânico são vendidas por vários milhões.
Ver esta publicação no Instagram