“Os apoios serão concedidos a projetos de criação artística nas áreas das Artes Performativas — coreografia (dança) e encenação (teatro/ópera), Artes Visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) e Cinema (realização); a projetos de criação artística a realizar em contexto de residência artística nacional ou internacional; e a projetos de curadoria em Artes Visuais”, referiu a Fundação Calouste Gulbenkian num comunicado hoje divulgado.
As candidaturas, que decorrem até 31 de março, estão abertas a “artistas portugueses ou estrangeiros com residência permanente em Portugal e que demonstrem ter um percurso ativo na cena artística nacional; e ainda instituições de produção artística privadas portuguesas sem fins lucrativos”.
Os projetos que virem as candidaturas aprovadas devem ser executados entre 01 de julho deste ano e 30 de novembro de 2025, “e prever uma apresentação pública, podendo esta ser complementada com atividade difundida através de meios digitais”.
A Fundação Calouste Gulbenkian recorda que, no ano passado, “foram aprovados 52 projetos, individuais e coletivos, no âmbito deste concurso anual”.
Mais informações sobre as candidaturas podem ser encontradas no ‘site’ da fundação.
Leia Também: Gulbenkian expõe “duas obras maiores” de Paula Rego adquiridas em 2022