AO MINUTO: Os Óscares estão aqui (e, finalmente, a mudar onde interessa)

São este domingo entregues os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, na sigla original), durante a cerimónia mais aguardada do ano para o cinema. Este ano, por causa da pandemia, o espetáculo não convergirá no icónico Dolby Theatre, como é habitual, dividindo-se a audiência física entre o teatro e o edifício da estação de comboios Union Station, ambos em Los Angeles, com o apoio de outros “locais internacionais via satélite”.

Depois de mais de um ano em que o protagonista absoluto foi o novo coronavírus, nunca uma edição dos Óscares ofereceu tanta diversidade nos seus protagonistas: desde as quatro categorias de interpretação – que podem todas ser atribuídas a atores não caucasianos pela primeira vez em 94 anos – à categoria de realização – com duas mulheres nomeadas, também, pela primeira vez – , a noite poderá ser o princípio de uma nova era na Academia. 

Fique connosco e acompanhe os principais momentos:

23h53 Viola Davis, já vencedora de um Óscar, por ‘Fences’, chegou. Esta noite está nomeada como Melhor Atriz por ‘Ma Rainey’s Black Bottom’, naquela que é a sua quarta nomeação e segunda nesta categoria.

23h48 Chloé Zhao, que poderá ser a figura da noite, chegou acompanhada de Charlene Swankie, uma das atrizes amadoras de ‘Nomadland’, que na vida real é uma das nómadas a que dá vida na ficção. ‘Nomadland’ está nomeado em seis categorias, é um dos filmes mais nomeados da noite e o favorito ao título de Melhor Filme.

23h38 Daniel Kaluuya, nomeado como Melhor Ator Secundário, naquele filme que não tem ator principal (‘Judas and the Black Messiah’). Esta é a segunda nomeação de Kaluuya, mas a primeira nesta categoria (foi nomeado como Melhor Ator por ‘Get Out’).

23h32 – Uns segundinhos para se deixar enternecer com Alan S. Kim, pequena estrela de ‘Minari’.

23h01 – A veterena Glenn Close diz, na passadeira vermelha, que ficaria “muito orgulhosa” se vencesse o Óscar esta noite. Close está nomeada como Melhor Atriz Secundária por ‘Hillbilly Elegy’. É a oitava nomeação da atriz aos Óscares e a quarta nesta categoria.

22h45 Emerald Fennell, uma das protagonistas das noite, chega à Union Station. A realizadora de ‘Promising Young Woman’ está nomeada em três categorias distintas: Melhor Realização, Melhor Filme e Melhor Argumento Original.

Notícias ao Minuto É a primeira nomeação de Emerald Fennell em todas as categorias© Chris Pizzello/Pool via REUTERS  

22h38 Steven Yeun, nomeado como Melhor Ator por ‘Minari, também já chegou à Union Station. É a primeira nomeação de Yeun.

Notícias ao Minuto Steven Yeun está nomeado como Melhor Ator© Chris Pizzello/Pool via REUTERS  

22h35 – Um recorde de nomeações para mulheres num dado ano: 70 mulheres receberam um total de 76 nomeações este ano, um recorde absoluto em toda a história dos Óscares.

22h30Paul Raci, nomeado para Melhor Ator Secundário por ‘Sound of Metal’, chega à Union Station. É a primeira vez que o músico e ator é nomeado para um Óscar.

Notícias ao Minuto Paul Raci, nomeado como Melhor Ator Secundário© Chris Pizzello/Pool via REUTERS  

22h15 – A Jessica Chastain não está nomeada este ano, mas assinalou a abertura da passadeira vermelha com um conjunto das suas fatiotas em cerimónias passadas. Chastain já foi nomeada para um Óscar em duas ocasiões, por ‘Zero Dark Thirty’ e por ‘The Help’, mas ainda não venceu a estatueta.

22h10Sabe porque é que o Óscar se chama Óscar? Nem a Academia consegue dizer com segurança, mas nós tentamos explicar aqui.

22h00 – Os convidados já podem começar a chegar, a passadeira vermelha está oficialmente aberta.

Leia Também: “Tio Óscar”. A origem do nome da estatueta dourada mais famosa do mundo

Deixe um comentário