Após vitória de Loreen, cidade sueca de Malmö recebe a Eurovisão em 2024

A cidade de Malmö, no sul da Suécia, foi a escolhida para receber a 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. Na corrida estavam também Estocolmo, Gotemburgo e Örnsköldsvik.

A decisão foi anunciada, esta sexta-feira, pela emissora sueca SVT e pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que avançaram ainda que o concurso se irá realizar nos dias 7, 9 e 11 de maio de 2024, na Malmö Arena.

Malmö foi escolhida no âmbito de um processo de candidaturas “que analisou as instalações do local, a capacidade de acolher milhares de delegações, equipas, fãs e jornalistas, além das infraestruturas locais, entre outros critérios”.

“A UER está muito satisfeita por Malmö ter sido selecionada como cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção de 2024”, referiu Martin Österdahl, supervisor executivo da Eurovisão, acrescentando que a cidade “ocupa um lugar especial na história do concurso”.

Welcome back to Malmö! 🇸🇪

Malmö will host #Eurovision for the third time on 7, 9, and 11 May 2024 🥳

All the details here ️ https://t.co/9BPywblwx7 pic.twitter.com/VrvZDHgQA7

— Eurovision Song Contest (@Eurovision) July 7, 2023

Sublinhe-se que a Suécia ganhou o ‘direito’ em organizar o festival, após Loreen ter vencido a edição deste ano com ‘Tattoo’, com um total de 583 pontos. Esta foi a segunda vez que a cantora sueca ganhou a Eurovisão, tornando-se a primeira mulher a vencer o festival duas vezes. Em 2012, fê-lo com ‘Euphoria’.

Esta será a sétima vez que a Suécia acolhe o concurso. Em 1975, após a vitória de Abba com ‘Waterloo’ no ano anterior, Estocolmo recebeu o festival. Seguiu-se Gotemburgo em 1985 e Malmo em 1992. Já em 2000, Estocolmo voltou a ser a cidade anfitriã e Malmo em 2013. A última vez que a Eurovisão se realizou na Suécia foi em 2016, com Estocolmo a fazer as honras.  

Leia Também: Há quatro cidades suecas a querer receber a Eurovisão em 2024

Deixe um comentário