O programa inclui o lançamento da versão digital da publicação Cadernos do Rivoli, considerado “um importante documento para a história das artes performativas e uma marca identitária deste teatro”.
O sétimo volume, com edição de Tiago Bartolomeu Costa, reúne 20 autores e um total de 200 páginas sobre o que foi feito e o que ficou por ver da temporada anterior (2019/2020).
O ‘site’ do TMP vai albergar alguns conteúdos que constam na publicação, incluindo outras contribuições complementares.
Em relação a espetáculos, será exibido ‘IO — Paisagens, Máquinas e Animais’, da coreógrafa Né Barros, apresentados excertos de ‘Noite de Primavera’, do Teatro Nova Europa, e a segunda peça de teatro da ‘Tetralogia das Estações’, do dramaturgo e encenador Luís Mestre.
Na música serão disponibilizados dois concertos inseridos no ciclo Understage do TMP, coproduzidos com a Matéria Prima: COBRA’CORAL, coletivo vocal formado por Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli; e Adufes & Pandeiros — Concerto para percussões tradicionais e eletrónica, de Jorge Queijo e Francisco Antão.
O programa contempla ainda o projeto A Poesia está a passar por aqui, que propõe “uma viagem literária (e virtual) com seis ‘diseurs‘ em seis espaços inusitados do Rivoli, que pode começar em Sophia de Mello Breyner e acabar em Cesariny, passando pela desconcertante Adília Lopes”.
‘The Residual Pieces’, 11 performances da artista-arquivista Solveig Phyllis Rocher, a partir de 11 meses de programação apresentada em 2020 pelo TMP, e a reposição online de ‘Ø ilha’, filme que resultou do encontro entre a realizadora Cláudia Varejão e a coreógrafa Joana Castro no âmbito do projeto do PAR(S) – Artes Performativas e Imagem Online, lançado pelo TMP em dezembro de 2020, estão também incluídos na programação.
Os eventos são gratuitos e podem ser acompanhados ‘online’ em horário contínuo, a partir da página do TMP: www.teatromunicipaldoporto.pt.