Dupla ucraniana na Eurovisão sobre Reino Unido: "Somos família"

A dupla ucraniana que vai atuar no Festival Eurovisão da Canção chegou a Liverpool, no Reino Unido, e teceu grandes elogios ao país, que recebem a competição na sequência da impossibilidade a Ucrânia, que venceu o ano passado, organizá-lo, tal como é hábito o país vencedor fazer.

“Sentimo-nos como uma grande família e isso aquece os nossos corações – termos amigos assim que nos ajudam em tempos difíceis. Estamos muito agradecidos por tudo”, explicou à agência de notícias PA Andrii Hutsuliak, produtor que faz parte de Tvorchi, com Jeffery Kenny. O grupo vai competir com ‘Heart of Steel’ [‘Coração de ferro’, na tradução livre], na final do concurso, a 13 de maio.

Os artistas contaram que foram recebidos na cidade por apoiantes da Ucrânia. “Quando estávamos a passear, vimos girassóis [símbolo da Ucrânia], imensas bandeiras [ucranianas], objetos”, enumeraram, explicando ainda que houve também instalações que mostravam como Londres está a apoiar o país invadido pela Rússia.

“Vimos instalações que são feitas por artistas ucranianos e britânicos”, referiram.

Sobre a música, Hutsuliak disse que esta poderia ser “para qualquer pessoa” porque tem uma mensagem universal sobre “ser forte, confiante, corajoso e ter uma atitude positiva apesar das situações mais negativas”.

“Sentimos que todas as pessoas passam por situações assim ao longo da sua vida”, acrescentou, acrescentando que pretendem “inspirar as pessoas a serem fortes”.

Já quando chegaram, os artistas foram recebidos com o hino da Ucrânia.

“É sobre ter uma atitude positiva e tudo vai ficar bem. Podem ver o exemplo dos ucranianos. Temos esta guerra e sentimos que não estamos seguros. Não sabemos quando um míssil nos vai atingir ou aos nosso amigos”, sublinhou.

Upon arrival to Liverpool, music band Tvorchi, representing Ukraine at Eurovision 2023, was greeted with the Ukrainian national anthem

More news here https://t.co/S95ZiWHXi6 pic.twitter.com/tfPM9NEqSv

— The New Voice of Ukraine (@NewVoiceUkraine) May 4, 2023

O produtor referiu que com a música pretende exemplificar como “unidos, somos fortes”. “Qualquer cidadão do nosso país está a fazer todos os esforços para que a vitória chegue rápido”, rematou.

Mimicat representará Portugal já amanhã, terça-feira, na primeira semifinal. A segunda semifinal está agendada para quinta-feira e a final para sábado. Dos 37 participantes às grandes mudanças anunciadas para o sistema de voto, eis tudo o que precisa de saber para entender o maior concurso de música da Europa.

Leia Também: Quem participa? Como votar? Um guia para entender a Eurovisão 2023

Deixe um comentário