Espaço bracarense gnration encerra hoje 10.º aniversário com "casa aberta"

A programação que assinala os dez anos de atividade do gnration decorreu ao longo de abril, culminando hoje com um dia aberto de entrada gratuita, com concertos, exposições, visitas guiadas e um serviço educativo para os mais novos.

Entre as 10:00 de hoje e as 03:00 de domingo, destaque para a atuação de Panda Bear & Sonic Boom, um projeto colaborativo entre Noah Lennox (Animal Collective) e Pete Kember (Sonic Boom), que darão a conhecer o álbum de estreia, “Reset”.

A dupla portuguesa Bandua, que “reinterpreta o cancioneiro popular da Beira Baixa” com música eletrónica, o músico Serge Fritz, nome artístico de Sérgio Freitas, dos Sensible Soccers, e a artista Inês Malheiro também se juntam à festa.

Destaque ainda para o espetáculo de comunidade que junta alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, sob a direção da investigadora turca Ece Canli.

Hoje é ainda inaugurada “Cascade”, uma nova exposição do artista espanhol Marc Vilanova, desenvolvida em residência artística no gnration.

Quando em fevereiro passado foi anunciada a programação do aniversário, o diretor artístico, Luís Fernandes, lembrava à agência Lusa que o perfil do gnration foi traçado para “suprir lacunas da oferta cultural da cidade”, apostando na criação artística e na formação educativa para vários públicos.

O espaço, inaugurado a 01 de maio de 2013 num antigo quartel da GNR, tem-se afirmado “de uma forma progressiva, sem grandes megalomanias”.

“Sendo nós uma estrutura que lida com conteúdos na área da produção contemporânea, da música moderna, na arte e tecnologia, conseguimos ter uma adesão em termos de público, em termos e participação da comunidade local e regional”, disse.

Em nota de imprensa, o gnration refere que numa década já acolheu cerca de 300 mil pessoas.

Leia Também: Lídia Jorge vence Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva

Deixe um comentário