Já são conhecidos os 20 autores que irão participar no Festival da Canção

A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) apresentou, esta segunda-feira, os 20 autores escolhidos para as músicas do Festival da Canção 2024, que irá marcar o 60.º aniversário do certame.

Os autores das músicas irão tentar representar Portugal na 58.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Malmo, na Suécia, a 7, 9 e 11 de maio. 

No total, 14 autores foram convidados pela estação pública e os restantes seis foram escolhidos através da Livre Submissão de Canções “que esteve aberta ao público entre 7 de agosto e 15 de outubro”.

Saiba, por ordem alfabética, quem são os 20 autores:

Bispo
Buba Espinho
Cristina Clara
FILIPA (Livre submissão)
Huca
Iolanda
João Borsch
João Couto (Livre submissão)
LEFT. (livre submissão)
Leo Middea
Maria João
MELA (Livre submissão)
Mila Dores
Nena
NOBLE
No Maka
Perpétua
Rita Onofre (Livre submissão)
Rita Rocha (Livre submissão)
Silk Nobre

Em comunicado, a RTP lembrou que o seu programa “de entretenimento mais antigo” comemora 60 anos e que “ao longo dos anos, os métodos de escolha do representante de Portugal na Europa foram mudando, mas o objetivo foi sempre o mesmo: escolher a melhor das canções”.

“Em fevereiro de 1964, nasceu o ‘Grande Prémio TV da Canção Portuguesa’. Escolhia-se então a primeira canção portuguesa candidata ao Eurovision Song Contest que tinha sido criado em 1956. Na segunda parte da década de 70, o concurso mudava de nome quase anualmente: ‘Uma canção para a Europa’, ‘As sete canções’ ,’Uma canção portuguesa’ até que em 1979 passou a chamar-se ‘Festival RTP da Canção’. A 7 de março de 1980, em direto do Teatro São Luiz, assiste-se pela primeira vez a uma vitória colorida. O Festival RTP da Canção marca o arranque das emissões regulares a cores da RTP”, recordou.

Sublinhe-se que a Suécia ganhou o ‘direito’ em organizar a 68.ª edição do festival, após Loreen ter vencido a edição deste ano com ‘Tattoo’, com um total de 583 pontos. Esta foi a segunda vez que a cantora sueca ganhou a Eurovisão, tornando-se a primeira mulher a vencer o festival duas vezes. Em 2012, fê-lo com ‘Euphoria’.

Esta será a sétima vez que a Suécia acolhe o concurso e o evento decorrerá em Malmo.

Leia Também: Já é conhecida a música que Portugal vai levar à Eurovisão Júnior

Deixe um comentário