100 anos de Saramago. As imagens (marcantes) da vida do Nobel português

O prémio Nobel da Literatura português José Saramago, que recebeu o galardão em 1999, celebraria hoje 100 anos de vida. Saramago, autor de obras como ‘O Ano da Morte de Ricardo Reis’ e ‘Memorial do Convento’, morreu a 18 de junho de 2010, mas a sua vida, que se repartiu entre Portugal, Espanha e vários outros países, é celebrada nesta quarta-feira.

A galeria publicada neste artigo expõe um conjunto de fotografias que ilustram momentos da vida do autor, desde as suas viagens aos Estados Unidos até ao seu encontro com várias figuras do mundo da política, como Fidel Castro, Cristina Kirchner, a (então) princesa Letícia de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero e a rainha Sílvia, da Suécia.

A atriz Jane Fonda, o escritor (também ele prémio Nobel) Gabriel García Marquez e o arquiteto Rui Othake são também companheiros de Saramago em algumas destas imagens.

Lanzarote, em Espanha, não podia deixar de ser um dos locais mais recorrentes nesta galeria, uma vez que foi lá que Saramago viveu nos últimos anos da sua vida, na companhia da sua mulher, Pilar del Río.

O centenário do nascimento de José Saramago foi já realçado nesta quarta-feira pelo primeiro-ministro. No Twitter, António Costa prestou tributo a “um dos nossos maiores escritores, a quem devemos o primeiro Nobel atribuído à literatura em língua portuguesa”. A “atualidade” da sua obra e pensamento “não tem cessado de se reiterar e ampliar”, realça.

No centenário do nascimento de José #Saramago, que hoje se assinala, prestamos tributo a um dos nossos maiores escritores, a quem devemos o primeiro Nobel atribuído à literatura em língua portuguesa. A atualidade da sua obra e pensamento não tem cessado de se reiterar e ampliar. pic.twitter.com/cHJYcRfH8o

— António Costa (@antoniocostapm) November 16, 2022

Leia Também: Centenário de Saramago “transcendeu em muito as fronteiras de Portugal”

Deixe um comentário